Poka yoke
O Poka Yoke é um dispositivo a prova de erros utilizado na meta zero defeito em um processo de manufatura, onde engloba os conceitos desenvolvidos por Shingo no Sistema Toyota de Produção durante os anos 60 no Japão. Esses conceitos são aplicados desde o projeto até a implementação dos dispositivos a prova de erros.
O dispositivo a prova de erros (Poka Yoke) tem como objetivo evitar que os erros se tornem defeitos, através da eliminação de suas causas. Sendo assim, esse sistema, ao evitar que os erros aconteçam, é mais econômico, pois reduz os custos das avaliações e controles da qualidade, estamos mostrando um controle de qualidade com uma inspeção de 100% já que as causas dos erros são combatidas pelos dispositivos implementados. Como exemplo simples pode citar o velho exemplo do disquete, que só entra na posição adequada.
Pode-se afirma que o dispositivo Poka Yoke em si não é um sistema de inspeção, mas um método de detectar defeitos ou erros que pode ser usado para satisfazer uma determinada função de inspeção. A inspeção é o objetivo, enquanto o Poka Yoke é simplesmente o método, exemplo um gabarito que rejeita uma peça processada incorretamente é um Poka Yoke que desempenha a função de inspeção sucessiva. Se a inspeção sucessiva, aquela que detecta defeitos depois que eles ocorrem, não é a maneira mais eficaz de eliminar os defeitos naquele processo específico, outro sistema deve ser usado.
3- AS MANEIRAS QUE PODEM SER O POKA YOKE
O Poka Yoke pode ser executado de duas maneiras:
De controle - Quando o Poka-yoke é ativado, a máquina ou linha de processamento para, de forma que o problema possa ser corrigido.
De advertência - Quando o Poka-yoke é ativado um alarme soa ou uma luz sinaliza, visando alertar o trabalhador.
O Poka-yoke de controle é o dispositivo corretivo mais eficaz, porque paralisa o processo até que a condição causadora do defeito tenha sido corrigida, já o Poka-yoke de advertência permite que o