Poka yoke
Métodos para aplicação do Poka-Yoke
Método de contato: Sua aplicação através do contato possibilita a identificação dos defeitos, tendo sua base as características do produto.
Método de conjunto: Baseado na execução de atividades previstas, verificando sua execução ou não.
Método de etapas: Verifica as etapas estabelecidas por determinado procedimento.
O que podemos identificar na aplicação do Poka-Yoke é que temos uma ferramenta potencial para o atendimento aos procedimentos de uma determinada linha de produção, a sua utilização auxilia neste atendimento de requisitos conforme as especificações do produto.
Mesmo sendo processo manual, podemos aplicar o Poka-Yoke através do método de contato, ou seja, não se consegue posicionar uma determinada peça sem que a mesma se encaixe perfeitamente no dispositivo, caso a mesma não se encaixe, ou a peça está sendo colocada de forma errada ou já está com problemas dimensionais, o que possibilita a inspeção de maneira antecipada.
Este fator de inspeção do Poka-Yoke está relacionado diretamente na ação humana, porque durante um processo de manufatura onde temos a utilização de mão de obra humana, devemos contar com diversos fatores de riscos, entre eles menciono alguns .
Falta de atenção;
Falta de conhecimento;
Acuidade visual;
Erro proposital.
Diretamente ligado a prevenção de defeitos, podemos considerar o custo de implantação de um dispositivo Poka-Yoke baixo, dependendo é claro da sua aplicação, portanto devemos considerar o rápido retorno de sua aplicação, gerando economia, segurança, Qualidade e agindo diretamente no tema produtividade.
Podemos citar milhares de exemplos para o Poka-Yoke, mas abaixo vou relacionar alguns muito conhecidos e outros desenvolvidos para itens