Poka yoke
Miriã Muniz
Margareth Simões
PROJETO POKA YOKE
Montenegro 2012
Indice
1. Introdução 3
2. Poka Yoke 3
3. Descrição 3
4. Conjunto Existente 3
5. Dispositivo Novo 3
5.1 1º Passo: Base 3
5.2 2º Passo: Cilíndros 3
5.3 3º Passo: Chapa protetora 3
5.4 4º Passo: Grampo Torpedo 3
5.5 5º Passo: Montagem do conjunto 3
6. Conclusão 3
1. Introdução
A turma de Mecânica Industrial John Deere/Senai 2011/12 está desenvolvendo um projeto, no qual se propôs o planejamento, processo e fabricação de um conjunto mecânico sendo de sua própria criação ou mesmo aplicando uma melhoria em um dispositivo já existente. Visando assim promover e verificar a capacidade de criatividade e responsabilidade dos integrantes do grupo.
Com a experiência e conhecimento das atividades que os participantes já tem em relação a empresa e/ou setor onde trabalham, lançou-se esse novo desafio.
É muito comum ouvirmos: “ Agora não tenho tempo para corrigir isso; mais tarde eu vejo! ”. Não temos tempo hoje para corrigir porque não tivemos tempo ontem para evitar o erro, pois se o tivéssemos feito, não haveria o que corrigir agora.
Então visados nesse erro, vamos criar um sistema Poka Yoke, ou seja, uma ferramenta de trabalho com objetivo de eliminar a possibilidade do erro humano em diversas operações. Vale lembrar que o ser humano ao realizar operações repetitivas, pode vir a esquecer facilmente de executar uma destas operações.
2. Poka Yoke
A prova de erros
A ferramenta “Poka Yoke”, tem como objetivo, facilitar o colaborador a lembrar de executar a sequência lógica exigida pelo processo, utilizando dispositivos mecânicos ou eletrônicos, bem como a conscientização.
Benefícios do Poka Yoke
Assegurar o cumprimento de Procedimentos e processos
Sinalizar ou para um processo se um erro ou um defeito é gerado.
Elimina as opções para ações incorretas
Previne danos ao produto, equipamentos e