O que é psicologia
EDISON CARDOSO
SALVADOR
2012
EDISON CARDOSO
TRABALHO APRESENTADO A PROFESSORA WILMA
DA DISCIPLINA PSICOLOGIA
DO CURSO DE PUBLICIDADE 1ª AN
SALVADOR
2012
RESUMO: O QUE É PSICOLOGIA
A psicologia procura compreender o homem, seu comportamento, para facilitar a convivência consigo próprio e com o outro. O filósofo Francês René Descarte considerava que o comportamento animal obedecia a ações puramente reflexas, daí o conceito de animais sem mente.
A realidade para ele consistia em duas áreas distintas: o domínio físico do material e o reino imaterial da mente. John Locke, empirista inglês afirmava que as crianças nasciam com a mente como uma tabula rasa, pagina em branco onde a experiência e a percepção sensorial iria inscrever todo o conteúdo. Os empiristas ressaltavam o papel da memória e das associações mentais, para justificar a base sensorial do conhecimento, juntamente com os iluministas franceses os empiristas formaram o movimento psicológico chamado associacionismo, considerado por muitos como a verdadeira ruptura entre a psicologia e a filosofia.
Os racionalistas alemães afirmavam que a mente teria o poder de gerar ideias independentes da estimulação sensorial. O conhecimento se baseava na razão e a percepção seria um processo seletivo, não concordavam com os empiristas no reducionismo da mente a elementos. No inicio do século xx, com o aparecimento das chamadas escolas psicológicas ocorre um rompimento com o dualismo implícito na psicologia e não definida como a ciência do psiquismo ou dos fatos da consciência.
Como estudo cientifico do comportamento a psicologia deve procurar alcançar três objetivos: A descrição, a predicação e o controle do comportamento.
O homem: um ser especial
O ser humano tem reflexos, necessidades, impulsos, mas não instintos, pois, para atender ás necessidades mais primarias, necessita de alguma aprendizagem. O que importa é compreender que, nesta questão de sobrevivência e