Atps
1. Os quatro conceitos de Negociação:
Autor: Bernabeu, Francisco
Negociadores da Sociedade do Conhecimento.
Rio de Janeiro
Edição Ciência Moderna 2008.
Conceito 1º
“Negociação é um processo de comunicação interativo, no qual duas ou mais partes buscam um acordo, durante uma transação para atender seus interesses”
Edelson e Crain (1996)
Conceito 2º
“Negociação é definida como a percepção do individuo e sua responsabilidade pelas próprias ações e seus efeitos sobre si mesmo e sobre os outros”
Matos (1989, p. 01)
Conceito 3º
“A negociação é um instrumento eminentemente educacional”
McCormack (1984)
Conceito 4º
“A negociação envolve a exploração das fronteiras”
2. Você considera ser mais fácil ou ser mais difícil ter que negociar com pessoas da família e bem próximos a você? Exemplo: Ter que negociar algum assunto importante com o cônjuge, com os filhos. Com pais ou com algum amigo intimo (seja uma viagem, uma aquisição, definir alguma prioridade domestica mudança no emprego ou de cidade etc.)
R: Quando a negociação é com um familiar, é considerado mais fácil, pois ambos conhecem seus pontos positivos e negativos. Assim sendo que independente do assunto a ser negociado, ambos estão à vontade um com o outro se tornando flexíveis para tratar qualquer tipo de negociação.
3. O fato de ter intimidade e proximidade auxilia ou prejudica o processo de negociação? Se fosse negociar o mesmo assunto com alguém desconhecido, sua postura ou atitude seria diferente em algum aspecto? O que seria igual? Justificar suas respostas a cada questão.
R: Com algum próximo, você não precisa ser tão formal para tratar o assunto de negociação, deixando o processo mais amigável. Em relação a pessoas desconhecidas o processo muda, sua postura deve ficar mais forma, já que necessita de coletar informações para que a negociação seja feita com ética e precisão.
Etapa 2:
1. Com base nas