E-procurement
E-PROCUREMENT
E-GOVERNMENT
PETRÓPOLIS
2010
1. INTRODUÇÃO
Com o acelerado desenvolvimento da internet novos meios de comércio, como o eletrônico, surgiram com força total obrigando as empresas a estarem sempre atualizadas e a adaptarem-se rapidamente às mudanças que o mercado exige.
Atualmente, no topo da lista de mudanças, está o comércio eletrônico e todas as suas ferramentas de procura e compra chamados de e-procurement, em que o gerenciamento de compras de suprimentos é transferido para a Web, aliviando nas corporações a carga de trabalho dessa área.
As ferramentas de e-procurement prometem ser uma revolução em termos de comércio, prometem mudar todo o conceito de compras que as empresas conheciam até bem pouco tempo e achavam que dominavam.
2. CONCEITUANDO O E-PROCUREMENT
O termo e-procurement na realidade é a abreviatura de eletronic procurement, palavras em inglês que, traduzidas, significam procura eletrônica.
“Procurement” tecnicamente é o termo para o atual processo de procurar produtos e serviços e pelas ferramentas que facilitam este processo, mas isso tem se tornado uma expressão genérica para todas as atividades de procura.
Pode-se definir o e-procurement como um conceito que transfere para a Web o processo e gerenciamento de compras de suprimentos aliviando, assim, a carga de trabalho e os custos dessa área nas corporações. O e-procurement traz a eliminação do papel, uma cotação de preços mais abrangente e a possibilidade de acompanhar melhor a performance dos fornecedores. Num outro estágio, amplia a integração da cadeia de relacionamento.
Desenvolvidos em linguagem Web, os sistemas podem elaborar cadastros eletrônicos, em que é possível analisar produtos e preços, indicando as melhores opções de compra de acordo com parâmetros pré-estabelecidos.
Entre os resultados imediatos estão: o aumento efetivo dos níveis de eficiência e controle em compras, além de uma redução sensível