E-procurement
Docente: Prof António Aguiar
Descentes: Cleydson Calixto Zélia Lima
REVISÃO DA LITERATURA SEP1
INTRODUÇÃO2
CARATERIZAÇÃO DO SEP3
BENEFÍCIOS ASSOCIADOS Á TECNOLOGIAS DO SEP4
RISCOS ASSOCIADOS AO SEP5
ARQUITETURA DO SEP6 FUNCIONALIDADES SEP………………………………………………………………………………………………..7 MECANISMOS SEP……………………………………………………………………………………………8 CONCLUSÃO………………………………………………………………………………………..9 BIBLIOGRAFIAS………………………………………………………………………………….10
REVISÃO DA LITERATURA SISTEMAS E-PROCUREMENT
"Sistemas e-procurement: usando a regressão logística para testar empiricamente um modelo conceptual que explica a sua adoção por empresas com atividade em Portugal". Um dos objetivos deste estudo consiste em identificar os fatores que levam uma determinada organização a adotar ou não, um sistema de informação que suporta o processo de aquisição de alguns bens e serviços para as organizações através da internet?
Introdução
A Internet criou um novo mercado. As trocas entre empresas ocorriam e ainda ocorrem em mercados físicos, onde as mercadorias podem ser observadas e tocadas. Entretanto, com a evolução tecnológica, surgiu um mercado virtual, possibilitando a realização de transações independentemente da presença física de vendedores, compradores e, até mesmo, das mercadorias. A Internet abriu novos canais de vendas, melhorou a comunicação com fornecedores e clientes, além de ter aumentado a produtividade das empresas (Violino, 2001).
CARATERIZAÇÃO DO E-PROCUREMENT
Existem várias definições de e-procurement, sugeridas nas diferentes literaturas: e-procurement é uma aplicação de compras baseada na Internet/Intranet ou um serviço alojado que dinamiza as compras dos parceiros de comércio, maximiza a eficiência de comércio ao longo da cadeia de fornecimentos e fornece capacidades estratégicas de e-commerce na Internet (Info-Tech Research Group, doravante ITRG, 2002).
1. A tecnologia de e-procurement é