Procurement
Talluri e Sarkis (2002) descrevem a função de compras como central para a estratégia efetiva das operações na gestão da cadeia de abastecimento. Estabelece como caminho crítico do processo de compras a seleção do fornecedor, negociação de contratos de fornecimento e acompanhamento de desempenho, atuando como interface entre a organização e seus fornecedores. Entende que um relacionamento exclusivamente baseado em preços não são concebidos como sustentáveis por um longo tempo. A avaliação deve conter outras dimensões importantes como qualidade, flexibilidade, condições e performance de entrega. Os autores afirmam que é preciso estabelecer um modelo de avaliação robusto que possa efetivamente incorporar vários critérios de avaliação de fornecedores.
Fonte: ANÁLISE, AVALIAÇÃO E PRIORIZAÇÃO DE FORNECEDORES APARTIR DE PARAMETRIZAÇÃO DE SOFTWARE ERP.
Autores:
- Luiz Flávio Autran Monteiro Gomes (Ibmec/RJ)
- Solange Maria Fortuna Lucas (IBGE e Ibmec/RJ)
- Alexandre C. Grangeiro(Ibmec/RJ) http://www.excelenciaemgestao.org/Portals/2/documents/cneg7/anais/T11_0328_1761.pdf 2) O que é a avaliação de fornecedores? É um processo de verificação de determinadas condições de um fornecedor, referente ao seu sistema da qualidade, ao seu processo produtivo, às suas instalações e/ou seu produto. Esta verificação deve ser estruturada, ou seja, ter parâmetros claros e objetivos e pode ser feita através de visita às instalações do fornecedor ou de pesquisa formal efetuada pela própria empresa cliente.
3) Por que executar a Avaliação de Fornecedores? A principal função da avaliação é propiciar à empresa cliente, o conhecimento das condições do fornecedor, de tal modo a gerar a confiança necessária de que o produto ou serviço a ser adquirido será suprido de acordo com as condições estabelecidas (técnicas, comerciais e de prazo), ao longo do tempo.
Atendimento da NBR ISO 9001:2008 (item 7.4) “A norma ABNT NBR ISO 9001:2008 – Sistemas de gestão da