Green procurement
|
[Desenvolvimento sustentável] é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.
Índice
Definição 4 Informação Legal 5 Vantagens 6 Boas Práticas 7 Desafios 9 Metodologia 9 Bibliografia 10
Definição
As Compras Verdes ou Contratos ecológicos tornaram-se um componente crítico na estratégia de compras das empresas e do governo. Motivados pela mudança de expectativas dos clientes, pressão dos investidores e accionistas, e crescente regulamentação, organizações em todo o mundo procuram formas de integrar padrões de compras ambientais na sua estratégia de eSourcing.
A adesão aos Contratos Ecológicos significa, por isso, aumentar a eficiência dos processos de adjudicação de contratos, utilizando para o caso do sector público o seu poder de compra para induzir benefícios ambientais, quer a nível local quer a nível global. Veja-se o exemplo da Suécia:
“Para nós, as compras sustentáveis são parte da filosofia na cidade de Malmö. Se pretendemos empresas locais e cidadãos com comportamentos mais sustentáveis, teremos que dar o exemplo. Por esta razão, o Processo Local de Agenda 21, o nosso Sistema de Gestão Ambiental e as nossas Políticas Sustentáveis de Compras são ferramentas que devem ser utilizadas. E caso seja necessário, nós uniremos forças a outras cidades suecas com o objectivo de obter melhorias de âmbito nacional.”
(Kristina Christensson, perita ambiental, cidade de Malmö, Suécia)
As empresas também já perceberam que ao praticarem compras verdes estão a demonstrar o seu compromisso em diagnosticar e minimizar as consequências ambientais das suas actividades decorrentes da aquisição de produtos e serviços.
Portugal pode, assim, cumprir com os objectivos europeus em matéria de ambiente. Dirigindo este poder de compra (que é da ordem dos 2 mil