Sustainable Procurement Compras Sustentáveis
SSTI II
Sustainable Procurement
Compras Sustentáveis
Docente: António Aguiar
Elaborado por Nuno Silva – 20131767
Barcarena 2014
Índice
Sumário Executivo
O objetivo desta revisão da literatura é apurar o estado da arte no que concerne às Compras Sustentáveis. Estas são de extrema importância porque tem em consideração muito mais que aspetos económicos e reforçam acima de tudo os aspetos sociais e ambientais. Neste trabalho vamos tentar demonstrar estes, usando como exemplos organizações públicas e privadas. Dentro deste tema estão envolvidos subtemas tais como Compras Verdes, Compras Sociais, Etc.
Palavras-Chave
Sustainable Procurement, Green Procurement, Social Procurement, Compras Sustentáveis
Introdução
Os últimos anos têm sido exigentes para a população a nível mundial pelo facto da crescente crise económica e outros fatores como por exemplo ambientais e sociais que teimam em continuar. Tendo isto e sendo que não há previsões de quando irá ser ultrapassado este desafio, é então nestas alturas que devemos olhar para o futuro, pensando e agindo de uma forma mais sustentável, estando focados apenas nas necessidades reais da sociedade, realizando compras mais sustentáveis, apostar no equilíbrio, na responsabilidade social e ambiental.
É da responsabilidade dos governos bem como das organizações privadas garantem que os aspetos chave das compras sustentáveis são tidos em conta no momento de decisão, sendo que para isso todo deve ser pensado de forma global, em que tudo está relacionado.
Uma organização que pratique compras sustentáveis deve considerar três aspetos fundamentais da sustentabilidade que são os económicos, sociais e ambientais, por forma a criar uma abordagem na aquisição de bens e serviços que irão contribuir positivamente para a comunidade.
Estudos já realizados demonstram que