Doença sexualmente transmissível
Curso Técnico em Segurança do Trabalho
Disciplina: Psicologia do Trabalho
Professor: Glaylson Rodrigues
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Prevenção e Segurança no ambiente de trabalho
Fortaleza
2012
Aline Avila
André Luiz Florêncio de Almeida
Francisco Gleyson Ferreira dos Santos
Diana Paula do Nascimento Araújo
Leandro de Oliveira Nunes
Lorena Xavier de Almeida
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Trabalho elaborado como exigência parcial para a conclusão da disciplina de Psicologia do Trabalho ministrada pelo Professor Glaylson Rodrigues.
Fortaleza
2012
SUMÁRIO
Introdução 5
Sífilis – Cancro Duro 6
AIDS 8
Gonorréia 11
Hepatite B 12
Herpes Simples Genital 13
Conclusão 15
Referências Bibliográficas 16
INTRODUÇÃO As doenças sexualmente transmissíveis atingem todos os segmentos da sociedade, independente de condições socioeconômicas. São transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corri-mentos, bolhas, verrugas ou podendo algumas não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher.
De acordo com as estatísticas, das 42 milhões de pessoas infectadas com HIV no mundo, 26 milhões têm entre 15 e 49 anos de idade, isto é, 62% dos portadores de HIV/AIDS fazem parte da força de trabalho legal. Assim, o local de trabalho é o ambiente propício para a promoção de políticas e progra-mas de prevenção e assistência às pessoas que vivem com HIV/AIDS. Da mesma forma que as respostas institucionais e empresariais moldam o tipo e a intensidade da informação repassada à população, o local de trabalho pode ajudar a promover mudanças de atitudes e de comportamento em relação à epidemia.
Usar preservativos em todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal) é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DST, em