doenças sexualmente transmissiveis
Doenças sexualmente transmissíveis ou infecção sexualmente transmissível, conhecida popularmente por DST são patologia antigamente conhecidas como doenças venéreas. São doenças infecciosas que se transmitem essencialmente (porém não de forma exclusiva) pelo contato sexual. O uso de preservativo (camisinha) tem sido considerado como a medida mais eficiente para prevenir a contaminação e impedir sua disseminação
Pesquisas afirmam que a contaminação de pessoas monogâmicas e não fieis portadoras de DST tem aumentado, em resultado da contaminação ocasional do companheiro(a), que pode contrair a doença em relações extraconjugais. Todavia, as campanhas pelo uso do preservativo nem sempre conseguem reduzir a incidência de doenças sexualmente transmissíveis.
Tipos de doenças
Sífilis
Clamídia
Gonorréia
SIDA ou AIDS
Herpes
Condiloma acuminado ou HPV
Tricomoníase
Sifilis
Sinônimo: Cancro duro
Causas: A sífilis é uma doença infecciosa sexualmente transmissível. A bactéria que a causa se espalha pela pele rachada ou por membranas mucosas.
A sífilis primária é o primeiro estágio. Cerca de 2 a 3 semanas após ser infectado, formamse feridas indolores (cancros) no local da infecção. Não é possível observar as feridas ou qualquer sintoma, principalmente se as feridas estiverem situadas no reto ou no cólo do útero. As feridas desaparecem em cerca de 4 a 6 semanas depois, mesmo sem tratamento. A bactéria tornase dormente (inativa) no organismo nesse estágio. Para obter informações mais específicas sobre esse tipo de sífilis, consulte sífilis primária.
A sífilis secundária acontece cerca de 2 a 8 semanas após as primeiras feridas se formarem. Aproximadamente 33% daqueles que não trataram a sífilis primária desenvolvem o segundo