Doenças Sexualmente Transmissiveis
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
Professor: Jonatas
Série: 3º ano C
São Bernardo do Campo
2014
Índice
Introdução3
DST’s4
Candidíase5
Granuloma Inguinal7
Infecção por Ureaplasma9
Cancro Mole11
O que você precisa saber sobre DST13
O que fazer para evitar DST15
O que devo fazer se contrair uma DST16
Conclusão17
Bibliografia18
Introdução
Este trabalho tem o objetivo de informar sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Apresentando algumas dessas doenças, formas de contagio, de tratamento e como se prevenir.
DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis
São doenças adquiridas por contato sexual (vaginal, oral ou anal) com alguém que já esteja contaminado por uma DST. Elas podem ser causadas por bactérias ou vírus e antigamente eram chamadas de doenças venéreas.
As DSTs afetam a saúde física, emocional e a qualidade de vida de homens e mulheres, sendo os adolescentes e adultos jovens os mais frequentemente acometidos. Algumas delas têm cura, outras não.
A presença de uma DST facilita a transmissão do vírus da imunodeficiência humana (HIV) - que causa a síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA ou AIDS) – em caso de exposição a este vírus.
É muito comum a ausência de sintomas, principalmente nos estágios iniciais da doença. O que leva à ausência de tratamento, podendo causar problemas como infertilidade ou câncer, os quais tendem a ser mais graves em mulheres do que em homens.
Gestantes infectadas por alguns tipos de doenças sexualmente transmissíveis podem passar a infecção para o bebê durante a gravidez ou parto.
O tratamento das DST melhora a qualidade de vida do paciente e interrompe a cadeia de transmissão dessas doenças. O atendimento e ao tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.
A seguir algumas formas de DTS’s:
Candidíase
A candidíase, especialmente a candidíase vaginal, é uma das causas mais frequentes de infecção genital. Caracteriza-se por prurido (coceira),