madame
Artur Xavier – Geografia C
Trabalho elaborado por:
Xavier Simões nº15 12ºB
Introdução
O presente trabalho é sobre a (re) emergência dos conflitos regionais, mais concretamente acerca do nacionalismo, do patriotismo, da xenofobia e do nacionalismo curdo.
Com este trabalho tenho como objetivo aprofundar os meus conhecimentos acerca dos conflitos regionais pois em mim existe ainda a verdadeira pergunta “existem, de facto, "guerras justas"?”
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com os manuais da disciplina.
Noção de nacionalismo
O nacionalismo consiste numa ideologia e movimento político, baseados na consciência da nação, que exprimem a crença na existência de certas características comuns numa comunidade, nacional ou supranacional, e o desejo de modelá-las politicamente.
Com precedentes na Idade Média, sobretudo nas monarquias absolutas, é a partir da Revolução Francesa que surge o nacionalismo moderno, simultaneamente com o auge da burguesia industrial. Posteriormente, a luta frente a um exército invasor (guerras napoleónicas) ou o desejo de independência (continente americano) deram ao nacionalismo um novo impulso.
No século XIX (19) assistiu-se à afirmação, quer da burguesia, quer do nacionalismo, que triunfariam juntos nas unificações Italiana e Alemã.
No século XX (20), o nacionalismo teve dois grandes momentos: o surgir de ideias nacionalistas de parceria com teorias racistas, como na Alemanha (nacional-socialismo), na Itália (fascismo) e no Japão; e o nacionalismo, que surgiu nos países colonizados, após a II Guerra Mundial, que se liga com o que actualmente se manifesta no Terceiro Mundo, perante as formas neocolonialistas de exploração.
Diversos Nacionalismos
Nacionalismo étnico
Uma das mais recorrentes formas de nacionalismo percebidas na história humana é