Madame bovary
Charles Bovary é um homem muito pacato. Ele tem uma carreira média, sem ambição, e já passou por um casamento infeliz de conveniência com uma viúva decrépita. Com a morte da primeira mulher, ele está livre para se casar novamente - e ele encontra uma menina, linda emocionante chamada Emma Rouault.
Emma, uma jovem camponesa educada em um convento com a cabeça cheia de fantasias românticas e ideais, está disposta a fazer qualquer coisa para sair fazenda de seu pai. Ela e Charles acabam casados depois de curto noivado. O casal dá seus primeiros passos indo morar em uma pequena cidade chamada Tostes, onde Charles começa a trabalhar timidamente em seu ofício de médico. Pouco tempo depois, porém, Emma está entediada, cansada de Charles, e incrivelmente deprimida.
O casal assiste a um baile dado por um aristocrata local, e Emma fica um vislumbrada do estilo de vida opulento a que ela também anseia. Sua depressão piora após este evento de mudança de vida, e o jovem casal muda-se para uma cidade um pouco maior, Yonville-l'Abbaye, na tentativa de fazê-la se sentir melhor.
Emma, que já está grávida durante o movimento, é um pouco aliviada por sua amizade com outro jovem, Léon Dupuis, um caixeiro no Yonville. Léon vive com a família do Monsieur Homais, o farmacêutico da cidade. Monsieur Homais também rapidamente faz amizade com o Bovary por suas próprias razões.
Depois de Emma ter o bebê, a relação entre ela e Léon cresce ainda mais. Lentamente, os dois percebem que estão apaixonados - mas ambos são muito tímidos para fazer algo sobre isso. Leão afasta-se para Paris para estudar, e Emma, deixada sozinho, cai em depressão novamente.
No entanto, sua infelicidade não dura muito tempo - ela logo encontra um outro solteiro bonito, Rodolphe Boulanger. Um tipo muito mulherengo, que decide levar Emma como sua amante. Não toma muito tempo e esforços para conquistá-la, pois Emma rapidamente sucumbe às tentações do adultério.