Ferramentas erp
TSI – Tecnologias de Sistemas de Informação
Índice
Introdução 3
Definição de ERP (Enterprise Resource Planning) 4
História 5
Vantagens de um sistema ERP 6
Desvantagens de um sistema ERP: 7
Factores críticos de sucesso 8
Importância das ERP para as empresas 9
Exemplo de ERP aplicado ao Turismo 10
ERP 2 13
Conclusão 14
Bibliografia 15
Introdução
Depois de nos ser lançado o desafio de realizar um trabalho para a disciplina de TSI – Tecnologias de Sistemas de Informação, vamos falar e desenvolver um pouco sobre ERP (Planeamento de Recursos Empresariais), o que são e um pouco da sua história. Sobre as suas vantagens e desvantagens e factores críticos de sucesso. Falaremos ainda da importância das ERP para as empresas e de ERP2. Por fim mencionaremos um exemplo aplicado ao turismo.
Definição de ERP (Enterprise Resource Planning)
ERP é como as próprias iniciais o dizem: Planeamento de Recursos Empresariais, ou seja é um sistema de informação que actua numa estrutura para integrar e automatizar muitos dos processos de negócios que devem ser realizados pelas funções de produção, logística, distribuição, contabilidade, finanças, recursos humanos, entre outras funções dentro de uma emrpesa.
Em geral ERP é um software que é utilizado para integrar os mais diversos departamentos numa empresa.
Os ERP caracterizam-se como sistemas de informações gerênciais que têm como objectivo principal a integração, consolidação e aglutinação de todas as informações necessárias para suportar as necessidades de informação para a tomada de decisão gerêncial de um empreendimento (CORREA et. al. 2001 e PADOVEZE, 2003).
Segundo Schimidt Neto (2005), os distemas ERP foram desenvolvidos como uma consequência natural do processo de globalização que causou impactos directos nos sistemas de informação de gestão de empresas, conduzindo assim à necessidade de se mudar o foco dos seus