exxon valdez
Naara nº28,/Jucelia nº18,/Marcela nº24,/Frederico nº 12,/Emerson nº09,/Daniela nº06.
PROFº MICHELE
Exxon Valdez
INTRODUÇÃO
Em 24 de Março de 1989 ocorreu um desastre ambiental na Costa do Alasca.
O navio petroleiro EXXON VALDEZ
Da maior petrolífera do mundo, derramou 40 milhões de litros de petróleo que transportava, depois de colidir no recife Bligh .
LOCALIZAÇÃO DO ACIDENTE
Na Costa do Alasca, no recife Bligh em Prince Willian Sound que estava há destino Los AngelesE.U.A.
DESCRIÇÃO DO ACIDENTE
Onavio Exxon Valdez estava fora de sua rota tradicional para evitar as geleiras, que se formou na região.O navio fazia a rota Alasca para Los Angeles.
Que acabou colidindo com o recife Bligh, e teve uma perda de 40 milhões de litros de petróleo que espalhou por cerca de 28 quilômetros quadradosno oceano e mais 2.000 quilômetros na Costa do Alasca. Tudo por negligência do capitão que decidiu abandonar ocomando do navio e ir a outra seção (preencher uns papéis) deixando um marinheiro sem capacidades para conduzir o leme do petroleiro.Causando a morte de várias espécies de animais; cerca de 250 mil de focas, 2.800 lontras, 250 águias e 22 orcas,milhares de baleias e além de perdas de bilhões de ovos de salmão e peixes; destruindo ecossistema e afetando os meios de subsistência das populações das regiões afetadas.A EPA (Environmental ProtectionAgency), juntamente com a ADEC (The American Distance) e a Guarda Costeira Americana iniciaram a limpeza bruta dos locais afetados.Problemas de logísticano fornecimento de combustíveis, atracação, equipamentos de respostas, gestão de resíduos e outros recursos foram um dosmaiores desafios encontrados na gestão das respostas ambiental.
No auge dos trabalhos de gestão ambiental, mais de 11.000 funcionários, 1.400navios e 85 aeronaves foram envolvidos na limpeza e, para cadatrabalhador teve o fornecimento deequipamentos, transportes, alimentação, alojamento, apoio logístico e