Exxon valdez
EXXON VALDEZ
Gestão Ambiental
Aluno: DANIEL DIAS GONÇALVES DE OLIVEIRA
Formação: Tecnologia Mecânica – Processos de Produção
O filme fala sobre o acidente, em março de 1989, do navio petroleiro Exxon Valdez, que resultou em um derramamento de milhões de litros de petróleo no mar e atingiu a costa do Alasca, resultando na morte de milhares de aves e animais marinhos.
Em resumo, o filme mostra uma festa da empresa Alyeska, comemorando 12 anos de trabalho no local com apenas acidentes “insignificantes”, sem grandes transtornos ao meio ambiente e população local. Paralelo a isso, o petroleiro da Exxon, carregado com milhões de litros de petróleo cru, navega em direção ao Alasca. Para desviar do gelo, o comandante do navio altera a rota, avisando o controle de tráfego, que o localiza no radar. O comandante do navio passa o comando ao terceiro piloto se retirando do passadiço para seu camarote.
O oficial responsável muda novamente a rota do petroleiro, sem avisar ao controle de trafego, que acredita que o fato de não aparecer no radar seja apenas um problema do equipamento. Neste momento, o navio dirige-se a baia e acaba encalhado no recife de corais, desencadeando o vazamento do petróleo.
O responsável pelo órgão ambiental do Alasca foi informado sobre o ocorrido e os pescadores locais, ao serem informados do vazamento, que já “esperavam” acontecer, se propuseram a ajudar na situação, que foi negada pela empresa, que alegava já ter um plano de contenção, este que não existia. Neste empurra-empurra de responsabilidades, as primeiras providências demoraram horas para acontecer, tendo em vista que se fossem realizadas de forma imediata somado as condições climáticas (mar calmo), os danos teriam sido menores. Mas com a agitação do mar, o petróleo começou a se espalhar de forma mais rápida, atingindo o litoral e causando a destruição da biodiversidade ali existente.
Podemos ver claramente no filme que houve negligência de todos os