Extração da Cafeína do Guaraná em Pó
EWERTON DOS SANTOS FERREIRA
EXTRAÇÃO DA CAFEÍNA DO PÓ DE GUARANÁ
ARAPIRACA
2014
Guaraná
Nome Científico:
Paullinia cupana Kunth
Nomes Populares:
Guaraná; uaraná; narana; guaranauva; guaranaina; guaraná-da-amazônia.
Características:
Elenco: Frutas
Reino: Plantae:
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnolipsida
Ordem: Sapindales
Família: Sapindaceae
Gênero: Paullinia
Espécie: P. cupana
Valores Nutricionais
Valores nutricionais por 100g da fruta (semente torrada)
Calorias 71
Proteína 9 g
Gordura 3 g
Carboidrato 2 g
Fonte: Instituto Plantarum
Origem
Guaraná, arbusto da família das Sapindáceas, muito comum no Amazonas e no Pará, foi descoberto em 1821 por Humboldt em contato com tribos indígenas que viviam na Amazônia, município hoje chamado de Maués. Os índios consideravam o guaraná sagrado e utilizavam a pasta como remédio. Os frutos do guaraná são pequenos e vermelhos, apresentam-se em cachos. A medicina natural considera-os alimento capaz de revigorar as perdas orgânicas.
O guaranazeiro, planta que produz o fruto guaraná, é natural da Amazônia e do setentrião do Centro-Oeste, sendo os estados do Amazonas e Bahia os maiores produtores.
O guaranazeiro é arbusto de cipó lenhoso, trepador, que vigora melhor à sombra das matas que sob sol direto. Com inflorescências (em cacho) brancas e terminais, formadas em novembro e dezembro, dá frutos como cápsulas septícidas, ou seja, que se abrem naturalmente após a maturação, que ocorre em geral entre fevereiro e março.
Os frutos possuem coloração vermelha, alaranjada e até amarela. Quando maduros, abrem-se parcialmente, deixando à mostra de 1 a 3 sementes castanho-escuras, parcialmente cobertas com uma substância branca, o arilo, a partir da qual se propaga.
Áreas comerciais de guaranazeiros tecnicamente bem conduzidos alcançam produtividade média em torno de 1.000 kg de amêndoas secas por