EXTRA O DE CAFEINA CRIS
FARMÁCIA BACHARELADO
ORIENTADORA:ANI CATIA GIOTTO
RELATÓRIO DE FARMACOGNOSIA E FITOTERAPIA
OLEOS ESSENCIAIS EXTRAÇÃO DA CAFEINA
CRISTIANE APARECIDA SILVA
VALPARAÍSO DE GOÍAIS 22/04/15
OBJETIVO
Isolar e identificar a quantidade de cafeína presente no guaraná em pó. A cafeína é um composto químico, classificado como alcalóide , um pó branco cristalino muito amargo, sem gosto, pertencente ao grupo das xantinas, juntamente com a teofilina e a teobromina. A cafeína é a droga mais consumida no mundo, estando presente em uma grande quantidade de alimentos (cerca de 60espécies de plantas no mundo contêm esses compostos) como grãos de café,guaraná, nozes de cola, sementes de cacau ou chocolate, chás e também nos remédios do tipo analgésico, medicamentos contra a gripe e inibidores de apetite.As xantinas são substâncias capazes de estimular o sistema nervoso central(SNC), produzindo um estado de alerta de curta duração.
Resultados
E possível se obter a cafeína através de vários métodos em laboratório, extrai-se a cafeína usando alguns instrumentos científicos e compostos químico.
Extração acido-base:A cafeína possui propriedades básicas e por isso, pode ser extraída a partir da adição de substâncias ácidas formando um sal orgânico. Por conseguinte, pode ser isolada e regenerada por adição de base. A extração da cafeína é feita, então, por solventes orgânicos, como por exemplo, o clorofórmio.
A cafeína tem um nitrogênio aminico que pode sofrer protonação. A adição do acido clorídrico resultará na protonação desta molécula. Quando o nitrogênio é protonado aumenta a polaridade da cafeína, e assim sua afinidade com o clorofórmio aumentara também.
Extração liquido-liquido que pode ser contínua ou descontínua.Contínua: Quando o composto orgânico é mais solúvel em água do que no solvente orgânico, (isto é, quando o coeficiente de distribuição entre solvente orgânico e água é