Extração de cafeina
2- Objetivo: Extração da cafeína do pó de guaraná, refrigerantes do tipo cola e bebidas energéticas.
3- Resumo: Foram transferidos 35ml de coca-cola em um funil de separação. Adicionou-se 10 mL de clorofórmio e agitou-se suavemente. Extraiu-se a camada inferior, que contém o clorofórmio junto com a cafeína e levou em banho-maria. Seguiu-se o mesmo procedimento para o energético. Para o pó de guaraná pesou-se 2g em um erlenmeyer, adicionou-se 20 mL de HCl e agitou-se. Efetuou-se uma filtração a vácuo, transferiu para o funil de separação e adicionou-se 1mldeNH4OH e em seguida, 15 mL de clorofórmio. Nesse experimento observamosextração da cafeína.
4- Introdução: A cafeína é um alcalóide (Figura 1), um composto contendo nitrogênio, queapresenta propriedades básicas. Ela pertence a uma classe de compostos deocorrência natural chamada xantina.
Os principais efeitos fisiológicos da atuação da cafeína no organismo humano são o efeito estimulante, o efeito diurético e a dependência química. Entre outros efeitos, causa o aumento da taxa metabólica, o relaxamento da musculatura lisa dos brônquios, do trato biliar, do trato gastrintestinal e de partes do sistemavascular. Após cinco minutos do consumo, a cafeína pode ser detectada em todo o corpo humano, atingindo o seu máximo depois de 20-30 minutos. Ela é metabolizadora no fígado e tem uma meia vida de cerca de 3-6 horas, não acumulando no corpo. A ingestão de cafeína em excesso pode causar vários sintomas desagradáveis incluindo a irritabilidade, dores de cabeça, insônia, diarréia, palpitações do coração. A dose letal para uma pessoa adulta pesando 70 kg é cercade 10 g o que é equivalente a se tomar 100 xícaras de café ou 200 latas de Coca-cola ou ingerir 50 kg de chocolate. O método para extração da cafeína é através da extração líquido-líquido é uma técnica em que uma solução aquosa é colocada em contato com um segundo solvente orgânico