Extração de cafeína
EXTRAÇÃO DE CAFEÍNA
______________________________________________________________________
Aline Ariele da Silva Beleza, Bianca de Andrade Feitosa.
Departamento de Engenharia de Materiais, Faculdade de Tecnologia, Universidade Federal do Amazonas, Av. General Rodrigo Otávio, 6200, 69077-000 Manaus – AM, Brasil.
______________________________________________________________________
A cafeína pura é uma substância branca, sem gosto. Um grande número de plantas contém essa substância, a sua utilização como estimulante é anterior à invenção da escrita. Algumas preparações estimulantes e analgésicas contêm cafeína como ingrediente ativo. A cafeína é um alcalóide, que apresenta características básicas, sendo também um composto nitrogenado. Nesse trabalho foi realizada a extração da cafeína a partir do café moído, inicialmente misturado à água e carbonato de cálcio, via cloreto de metileno aplicado em quatro porções. No decorrer do presente relatório será possível verificar solubilidade, acidez ou basicidade, hidrolise salina e alguns outros detalhes importantes para a extração com os métodos utilizados.
Palavras-chave: café, cafeína, extração.
INTRODUÇÃO
A cafeína é um alcalóide (na antiguidade alcalóides eram utilizados como estimulantes, drogas e medicamentos), um composto contendo nitrogênio 1. Ela pertence a uma classe de compostos que ocorre naturalmente que é chamada de xantina. As xantinas são como estimulantes e a cafeína está dentre esses estimulantes como uma das mais potentes 2. A cafeína é solúvel em água, então pode ser extraída de grãos de café ou das folhas de chá com água quente. Junto com a cafeína, outros inúmeros compostos orgânicos são extraídos, e a mistura destes compostos é que dá o aroma característico ao chá e ao café 1,2.
Como efeitos fisiológicos da cafeína no organismo humano temos o efeito estimulante, dependência química e efeito diurético. Após cinco