extração da cafeína
Cafeina: É um composto pertencente á família dos alcaloides, que são aminas cíclicas que apresentam anéis heterocíclicos. Alem disso a cafeína é uma amida.
A amina é classificada derivada da amônia, apresenta uma geometria piramidal e planar, sua classificação varia dês de aminas primarias até aminas terciarias considerando o numero de grupos orgânicos que estão ligados ao átomo de nitrogênio.
A amida pode apresentar as seguintes formulas: RCONH2, RCONHR’ ou RCONR’R’’, onde um conjunto de carbonila está unido á um átomo de nitrogênio. É um derivado de ácido carboxílico com amina ou amoníaco, e uma eliminação de uma molécula de água. A amida é muito menos básica em relação às aminas, pois apresenta participação de elétrons livres do nitrogênio na conjugação da carbonila.
Como a cafeína pertence a uma classe de composto conhecido como xantinas (estimulante conhecido a mais tempo) é um estimulante do sistema nervoso central e causa dependência química.
A cafeína apresente uma forma de pó branco cristalino, ou pequenas agulhas, extremamente solúvel em água quente, não apresenta cheiro e contem um sabor amargo.Ela possui alta solubilidade em agua e em determinados solventes químicos como o clorofórmio,a solubilidade da cafeína em agua se da por 22mg/ml a 25 graus e 180mg/ml a 80 graus sendo três vezes mais solúvel em clorofórmio a mesma temperatura.
Cromatografia em camada Delgada (CCD): é um método físico-químico da separação, baseado na migração diferencial dos componentes de uma mistura, que ocorre devido as diferentes interações entre duas fases imiscíveis, a fase móvel e a fase estacionaria.
A interação dos componentes da mistura com estas duas fases é induzido por distintas forças intermoleculares, incluindo forças iônicas, bipolar, apolar e específicos efeitos de afinidade e solubilidade. Essa técnica pode ser usada para a identificação para a identificação de compostos por comparação com padrões pré-existentes, para determinar a pureza