EXTRAÇÃO DA CAFEINA
LABORATÓRIO
RELATÓRIO
Disciplina: Química Orgânica Turma:
Professora: Data da Experiência: Data da entrega:
Experiência: Extração da cafeína
Nomes
RA
Nota
Barretos
Centro universitário da fundação educacional de Barretos
Química orgânica I
1. TITULO: Extração da cafeína
2. OBJETIVO: Extração da cafeína no pó de guaraná, coca-cola, e red Bull.
3. RESUMO:
4. INTRODUÇÃO: A cafeína é um alcalóide, que são substâncias orgânicas nitrogenadas de caráter básico, geralmente de origem vegetal, e que provocam efeitos fisiológicos característicos nos organismos humanos. Nem todas as substâncias classificadas como alcalóides obedecem rigorosamente a todos os itens desta definição; por exemplo, o alcalóide da pimenta (piperina) não é básico, mas tem acentuada ação fisiológica. Do ponto de vista químico, os alcalóides não constituem um grupo homogêneo de substâncias. Quase todos, porém, apresentam estrutura química derivada de um composto heterociclo. Uma classificação química de alcalóides baseia-se na estrutura deste heterociclo: alcalóides da piridina (ex.: nicotina) da xantina (ex.: cafeína), da quinolina, do pirrol, do indol, da piperidina, etc.
Certas famílias vegetais são particularmente ricas em alcalóides, por exemplo, as rubiáceas (café) e as solanáceas (fumo).
Ela é encontrada ainda no guaraná, erva-mate e em outros vegetais, e é responsável pelo efeito estimulante de bebidas como chá e café e de refrigerantes como Coca-Cola e Pepsi- Cola. É também um dos princípios ativos de bebidas ditas “energéticas” (Red Bull, Power Flash, etc.).
5. MATERIAIS E METODOS:
5.1 Materiais: funil de separação, erlenmeyer 250 ml, clorofórmio, béquer de 500 ml, banho- Maria na capela.
5.2 Reagentes: Coca- cola, Red Bull, pó de guaraná HCl 0,1 M, NH4OH concentrado, clorofórmio.
5.3