Classificação das empresas
Introdução
Classificação das Empresas
Classificação de Empresas quanto a sua Propriedade:
Classificação quanto ao tipo de produção:
Classificação quanto ao tamanho:
INTRODUÇÃO
O trabalho que se segue foi-nos proposto pela Prof° Daiane Santos no âmbito da sua Matéria OTC- Organização Técnica Comercial.
Os pressupostos que seguem tem como intuito a abordagem relacionada as Empresas nos temas: a classificação das empresas quanto a sua propriedade, ao tipo de produção e ao tamanho.
Ao longo do trabalho iremos abordar os temas propostos numa forma simples, objetiva e clara.
CLASSIFICAÇÃO DAS EMPRESAS
Analisada a evolução da empresa ao longo dos tempos e as variáveis que condicionam ou podem condicionar a sua atividade, é preciso enquadra-la com diferentes critérios. De entre os possíveis critérios classificativos foram escolhidos três por serem os mais relevantes, quer do ponto de vista pedagógico, quer por permitirem a visualização do panorama empresarial português. Assim são referidas as seguintes classificações:
Classificação de Empresas quanto a sua Propriedade: Publica: São as empresas de propriedade do Estado. Seu objetivo é prestar serviços públicos fundamentais a coletividade (saneamento básico, segurança pública, energia elétrica, etc) e, por esta razão quase sempre tem a finalidade não lucrativa. São criadas por lei e são de responsabilidade do Estado. Quase sempre requerem investimentos elevados e apresentam retorno lento, sendo pouco atrativas para a iniciativa particular. Privada: São as empresas de propriedade particular. Seu objetivo é produzir produtos ou prestar serviços a fim de obter lucro suficiente para remunerar o capital investido pelos investidores particulares.
Classificação quanto ao tipo de produção: Primárias ou extrativas: São as empresas dedicadas às atividades agropecuárias e extrativas (vegetais e minerais), como as empresas agrícolas, de