Questões Geografia
Em reflexão ao texto “Desenvolvimento Desigual” de Smith, nota-se um fator determinante, que seria o trabalho. O homem provido de consciência e raciocínio é capaz de exercer trabalho, se mostrando apto a transformar a natureza em seu benefício e passando assim a compreender a natureza como recurso. Para além disso, com o trabalho o homem não apenas reinventa a Natureza, mas acabar por se reinventar e redefinir todo o modo de enxergar o ambiente a sua volta.
A presença do homem na terra faz com que a natureza esteja sendo sempre redescoberta, de tal forma que novos mecanismos acabam sendo forjados bem como pode-se observar a passagem da primeira natureza (natureza como meio-ambiente) para a segunda natureza (natureza criada pelo homem, fruto do trabalho/ natureza social).
É a partir da noção de propriedade privada que o homem se distancia ainda mais da natureza, capacitando-a como recurso e algo externo a ele próprio. Cabe ainda perceber noções importantes, como a de excedente, que seria justamente o que mais pra frente possibilitaria a troca e a mais-valia.
A produção capitalista da Natureza é o modelo a ser seguido na atualidade e por isso diversos outros fatores se desencadearam todos envolta dessa questão desenvolta a partir do trabalho, do excedente, da mais-valia, da divisão do trabalho, dos meios de produção, etc.
2) Explique por que a produção do excedente é uma condição para a troca e exemplifique como se dá a apropriação da natureza nesse processo.
- Troca
- Mais-valia
- Classes sociais
- Desigualdade
- Propriedade privada
R_ O excedente como condição para a troca ultrapassa o que seria suficiente para a subsistência, sendo assim a base da divisão da sociedade em classes. Este excedente permite o crescimento da sociedade como um todo, mesmo que tomando proporções de crescimento em sentidos desiguais. Tomamos como exemplo o acesso