Nem eu sei
· Da independência em 1821 até à Revolução em 1910 a história do México foi marcada por instabilidade política e por ditaduras militares aliadas ao capital estrangeiro.
· Ditadura de Porfírio Diaz (1876 a 1911): aliado das elites agrárias (900 proprietários possuíam mais da metade das terras agricultáveis). Opositores: maçons, caudilhos dissidentes e frágeis grupos de esquerda.
· Movimento de oposição a Ditadura de Porfírio Diaz – lutavam pela liberdade com a liderança de Francisco Madero→ o movimento virou uma revolução social → Porfírio Diaz renuncia → Francisco Madero assume, promete, mas não soluciona os problemas sociais (principalmente o agrário e o indígena) → o governo de Francisco Madero sofre oposição de grupos revolucionários liderado por Emiliano Zapata e Pancho Vila que lutavam por reforma agrária e democracia → Francisco Madero é assassinado a mando do militar Victoriano Huerta que instaura uma ditadura renovando o mando das elites agrárias tradicionais→ as ações de Emiliano Zapata e Pancho Vila continuam mesmo após a renúncia de Huerta → Venustiano Carranza assume com apoio dos EUA → continuam as ações de Emiliano Zapata e Pancho Vila até o dia em que esses líderes são assassinados →o movimento revolucionário se enfraquece e o liberalismo apoiado pelos EUA se fortaleceu.
ARGENTINA COMTEMPORÂNEA
· Introdução - século XIX · Recebeu muitos imigrantes · Sua economia era baseada na pecuária, trigo e algodão. Recebeu investimentos estrangeiros (ingleses): instalação de indústrias ( bens de consumo) e frigoríficos.
· Política antes da Ditadura Militar · Os partidos de oposição as oligarquias eram: UCR (União Cívica Radical) e OS (Partido Socialista). · Eleição de Hipólito Irigoyen (da UCR e era nacionalista) → deposto por GOLPE DE ESTADO → Seguem governos conservadores ) → deposto por GOLPE DE ESTADO → entra o populista, nacionalista e autoritário Juan Perón 1946-55 (com