extinção das espécies
EXTINÇÃO E CONSERVAÇÃO DAS ESPÉCIES
Trabalho apresentada ao Curso de Biomedicina na disciplina de Ecologia como requisito parcial para a obtenção de nota, tendo como complemento a confecção do trabalho Extinção e Conservação da Espécie.
INTRODUÇÃO
Extinção é o desaparecimento todos os indivíduos de uma espécie, onde ocorre de duas maneiras: a primeira ocorre devido a fatores da natureza como vulcões, queda de meteoros, devido a preceitos da seleção natural (variabilidade genética, conferindo vantagens adaptativas diferentes entre os indivíduos e consequentemente a não reproduzir, não repassando essas características as próximas gerações). A segunda maneira seria artificial, especialmente relacionada à maneira como o homem lida com a natureza. Através de caças predatórias, destruição de ambientes e consequentemente do habitat de diversas espécies. (R.L.2003)
Paleontólogos e cientistas de diversas outras áreas estimam que, durante a história da vida na Terra, ocorreram cinco extinções em massa. O último e mais conhecido desses eventos foi o que provocou a extinção dos dinossauros, há aproximadamente 65 milhões de anos; sendo causado pelo impacto de um asteroide, no Golfo do México.
No Brasil - país de maior diversidade biológica do mundo, segundo o Worldwatch Institute (EUA) -, onde vivem cerca de 15% a 20% do total de espécies do planeta, 300 animais e vegetais encontram-se em perigo de extinção.
A conservação é a ciência multidisciplinar que tem por objetivo buscar meio de utilizar adequadamente os recursos do meio ambiente ( as espécies,comunidade e o ecossistema ), promovendo a sustentabilidade e a manutenção da biodiversidade. As atividades humanas são atualmente as principais a ameaça a biodiversidade , é necessário que se análise estas atividades buscando o monitoramento dos fatores bióticos e abióticos, possibilita