experimentos
O experimento proposto por Redi.
Transcorridos alguns dias, com a matéria orgânica decomposta, notou o surgimento de larvas apenas no frasco aberto, concluindo então que as larvas surgiram do desenvolvimento de ovos colocados pelas moscas, e não da carne em putrefação, dotada de fonte de vida. Mas que a carne somente contribuía com um meio propício para atração de moscas, deposição de ovos e eclosão de larvas.
Com este teste provou que a vida não surge espontaneamente em qualquer circunstância, mas atestando que a vida somente se origina de outro ser vivente.
Experimentos de Needham e Spallanzani
O cientista inglês John T. Needham realizou vários experimentos em que submetia à fervura frascos contendo substâncias nutritivas. Após a fervura deixava os frascos em descanso por alguns dias. Depois ao observar ao microscópio, Needham notava a presença de microrganismos. Ele dizia que a solução nutritiva continha uma força vital responsável pelo surgimento dos microrganismos.
O pesquisador italiano Lazzaro Spallanzani repetiu os experimentos de Needham , com algumas modificações e obteve resultados diferentes.
Ele colocou substâncias nutritivas em balões de vidro, fechando-os hermeticamente e submeteu-os a fervura. Deixou descansar por alguns dias então ele abriu os frascos e observou o líquido ao microscópio. Nenhum organismo estava presente.
Spallanzani explicou que Needham não havia fervido sua solução nutritiva por tempo suficientemente longo para matar todos os microrganismos existentes nela.
Needham respondeu dizendo que, ao ferver por muito tempo, Spallanzani havia destruído a “força vital” e tornado o ar desfavorável para o aparecimento da vida.
O Experimento de Pasteur
Foi apenas em meados do século XIX que a teoria da abiogênese foi derrubada de uma vez por todas por Louis Pasteur, com seu célebre experimento dos frascos com pescoço de cisne. A partir de então ficou definitivamente provado que a vida apenas pode provir de