experimentos
Experimentação como o principal método empregado em estudos causais.
Conceito de casualidade:
A noção cientifica de casualidade implica que nunca podemos provar que x causa y. No máximo podemos inferir que x é uma das causas de y, no sentido de tornar provável a ocorrência de y.
Condições para Casualidade:
Antes de fazer quaisquer inferências casuais, ou de admitir casualidade, devem ser satisfeitas três condições: (1) variação concomitante, (2) ordem temporal da ocorrência de variáveis e (3) eliminação de outros possiveis fatores causais. Essas condições são necessárias, mas não suficientes, para demostrar a casualidade. Nenhuma delas , nem as três conjuntamente, podem demostrar de forma decisiva a existência de uma relação casual.
Variação concomitante: é extensão em que uma causa, X, e um efeito, ocorrem ou variam em conjunto na forma prevista pela hipótese em estudo. A evidência relativa à variação concomitante pode ser obtida de maneira qualitativa ou quantitativa. Exemplo de qualitativa, a gerencia de uma loja
Ordem temporal da ocorrência de variáveis: determinar que o evento causador deve ocorrer antes ou simultaneamente ao efeito; só não pode ocorre depois.
Variação de outros fatores causais possíveis : significar que o fator ou a variável sob investigação deve ser a única explanação possível .
Definições e conceitos
Variável independente: variáveis manipuladas pelo pesquisador e cujos efeitos são medidos e comparados.
Unidades de teste: indivíduos, organizações ou outras entidades cuja resposta a variáveis independentes ou tratamento estão sendo estudadas. As unidades de teste podem incluir consumidores, lojas
Variáveis dependentes: são as variáveis que medem o eeito das variáveis independentes sobre as unidades de teste. Ex vendas, lucro
Variáveis estranhas: são todas as variáveis diferentes da variável independente que afetam as respostas das unidades de teste.