Experimentos
Objetivo
Construir e mostrar para o aluno como funciona um motor elétrico e suas características, através de sua construção e montagem. Dessa maneira o professor de física não só desmistifica um equipamento comum, como também explora outros assuntos relacionados com o experimento como: corrente elétrica, tensão, imãs e campo magnético, por exemplo.
Materiais necessários
Fio de cobre esmaltado;
Pilha 9 v ou 1,5V;
Fios rígidos ou arame de pasta;
Imã;
Estilete ou lixa;
Base de madeira ou papelão
Fundamentação teórica Motores elétricos são capazes de transformar energia elétrica em energia mecânica. Em um motor a presença da corrente elétrica seja ela continua ou alternada, garante o movimento.
Montagem
Primeiro se faz necessário a construção da bobina, para isso precisamos enrolar um fio esmaltado em forma de círculos concêntricos de modo a formar por volta de 20 círculos. Em seguida as duas pontas da bobina são amarradas ao círculo formado pelo fio de modo a ficar parecido com a figura abaixo:
Fig.01
Feito a bobina é necessário lixar suas extremidades para a passagem de corrente, lembrando que meia volta de um dos lados da bobina deve ser deixado com o verniz isolante. Não podemos esquecer-nos de montar o suporte onde será instalado a bobina, a pilha e o imã. Segue abaixo a figura de uma sugestão de montagem:
Fig.02
O sistema pode montado de diversas formas com material de baixo custo, nesta figura foi montado com fio de cobre 2,5 mm de secção, mas pode ser montado também com arame de pastas ou outro material de