Experimentos
1. Introdução
Existem três tipos de passagem de materiais através da membrana celular. Podendo ser por difusão, difusão facilitada e transporte ativo. Na difusão, as moléculas pequenas movem-se naturalmente de uma área onde sua concentração é alta para outra onde ocorrem em menor quantidade. Na difusão facilitada, as moléculas que não conseguem cruzar a membrana precisam de proteínas para fazer o transporte. Quando as substâncias tem menor concentração no exterior da célula do que no interior, elas precisam ser transportadas por transporte ativo, havendo gastos de energia.
(PARKER, 2012)
2. Objetivos
Analisar o experimento e relacionar às células dos seres vivos;
Entender sobre os transportes de membrana;
Observar a importância da presença de sais em um transporte ativo;
Compreender a importância dos sais minerais em nosso corpo;
3. Materiais e métodos
A experiência inicia-se num recipiente com água destilada. Nesse recipiente há uma fiação que fica ligada a uma tomada que está conduzindo energia elétrica, há também outra fiação que fica ligada a um bocal com lâmpada. O primeiro passo é ligar a lâmpada à rede elétrica, assim vimos que a água destilada não conduz energia, assim a lâmpada não se acende. Somente quando se joga sal na água destilada a lâmpada se acende, sucedendo a condução de energia por meio dos íons.
4. Considerações finais
Com o experimento podemos compreender a necessidade dos sais minerais para o funcionamento do nosso corpo. Sem eles não há transmissão de impulsos elétricos e o corpo deixa de ficar em homeostase, causando problemas ao indivíduo.
Experimento 02: Extração do DNA
1. Introdução
O DNA é formado por milhares de compostos simples, os nucleotídeos. Cada um deles é formado por um açúcar, um fosfato e uma base nitrogenada (adenina, guanina, timina e citosina) que formam uma espécie de escada espiralada.
Ácido Desoxirribonucleico ou DNA é encontrado em todos os seres