experimento
Dados da criança: 5 anos, sexo masculino, está cursando o primeiro ano e é pertencente a classe média
Local de aplicação: Casa do entrevistado
Exercício 1: Dar à criança duas bolas de argila do mesmo tamanho, mesma quantidade de massa. À sua vista transformar uma delas em uma “lingüiça”.
Resposta: A criança responde que a linguiça tem mais massa, pois é maior, após ser perguntada novamente continua responde que a linguiça tem maior massa devido ao fato de ter o maior comprimento.
Exercício 2 : Colocar a mesma quantidade de água em dois copos iguais. Questionar a criança a respeito dessa igualdade, deixando-a manipulá-los até que ela própria firme a igualdade. À sua frente, despejar o conteúdo de um deles em um terceiro copo diferente dos outros dois.
Resposta: Enquanto os copos estão com a mesma quantidade ela diz que são iguais e a partir do momento que despejamos o conteúdo de um deles em outro copo com uma forma mais alongada, porém de mesma quantidade, a criança afirma que ali existe maior quantidade de água.
Exercício 3: Utilizando-se de 3 copos e de um número par de bolinhas de gude ou botões iguais, pedir à criança que coloque as bolinhas, uma a uma, em cada um dos copos iguais até que terminem. A seguir, virar o conteúdo de um dos copos no terceiro que é diferente.
Resposta: A criança não tem a consciência de que as bolinhas que foram despejadas aumentaram em dobro
Exercício 4: Formar uma fileira com 6 tampinhas de garrafa. Pedir à criança que faça o mesmo, mas coloque a primeira tampinha paralela à primeira sua. Resposta: A criança nas duas fases do exercício não consegue nem fazer uma fileira reta e com a mesma quantidade como também não consegue empilha-las corretamente
Exercício 5: Pergunte à criança quantos irmãos ela tem. Procure saber o nome deles. A seguir, pergunte quantos irmãos algum dos irmãos dela tem.
Resposta: A criança não tem irmãos
Exercício 6: O que é a lua? A lua tem outro nome? Porque ela só