Experimento
Neste trabalho realizamos o experimento histórico de Galileu Galilei do plano inclinado, onde este gênio derrubou a tese imposta por Aristóteles, onde corpos de massas diferentes caem em tempos diferentes, e assim contribuindo no surgimento da ciência moderna, já que esta nova ciência baseia-se no fazer experimentos e quantificá-los. Reproduzimos o aparelho onde verificamos que é verídica a afirmação de Galileu que a distância percorrida por um corpo em queda livre aumenta na mesma proporção que os quadrados dos tempos de percursos através do calculo da porcentagem margem de erro.
1. Introdução
Galileu Galilei foi um físico, matemático, astrônomo e filosofo italiano, nascido em 1564 em Pisa e falecido em 1642, filho de Vincenzo Galilei e Giulia Ammannati é conhecido por sua genialidade em várias áreas e com destaque, por ter sido um dos grandes responsáveis pela criação da ciência moderna baseada na experimentação e matematização.
Relatos históricos que até hoje ainda são motivos de discussões entre os historiadores da ciência quanto à veracidade da realização destes experimentos, que ajudam a comprovar tal afirmação, são: o experimento da quedas dos corpos e o experimento do plano inclinado, salvo este, o que iremos reproduzir.
Voltando pela história, onde eram ditam verdades certas concepções como: A Terra, imóvel, ocupava o centro do universo. A de que O sol, a lua, os planetas e as estrelas giravam em torno da Terra com um movimento perfeito circular uniforme, e a da Lei da queda dos corpos, onde os corpos pesados caiam mais rápidos que os leves, na qual todas elas faziam parte do paradigma Aristotélico imposto dogmaticamente pela igreja católica cujo questionamento do mesmo acarretava pela inquisição, severas penas - torturas, confinamentos ou fogueira. Muitos pensadores já questionavam a validade de tal hipótese foi então que Galileu, estudioso e munido do estilo pragmático herdado do pai, começa a