Produçao do Aço
Os aços são produzidos, atualmente, em duas rotas principais. A primeira, que corresponde a 60% da produção mundial, é denominada siderurgia integrada. Essa rota utiliza o alto-forno e o conversor na produção do aço. A outra rota, denominada siderurgia semi-integrada (ou siderurgia a forno elétrico a arco), produz cerca de 34% do aço mundial, e utiliza a sucata ferrosa como insumo básico. Trataremos a seguir da descrição sucinta desses processos [Silva e Pannoni, 2010].
O processo siderúrgico trata, fundamentalmente, da extração do ferro metálico existente no minério de ferro, eliminando-se, em grande parte, as impurezas contidas nele [Silva e Pannoni, 2010].
O aço é obtido de minério de ferro (em geral, a hematita), de carvão mineral adequado ao processo siderúrgico (o chamado carvão metalúrgico) e de fundentes. Os minérios de ferro são distribuídos por todo o planeta, e o Brasil é o seu maior produtor. O carvão mineral adequado ao uso nas siderúrgicas só é encontrado em certos países; o Brasil possui reservas consideráveis de carvão metalúrgico, mas, para ser utilizado em grande escala em nossas usinas, é necessário um custoso beneficiamento para a redução do teor de enxofre e de cinzas. Por isso, esse insumo não tem sido utilizado, recorrendo-se à importação [Silva e Pannoni, 2010].
O ponto de partida para a obtenção do aço é, assim, o minério de ferro. A transformação do minério em aço é feita em quatro estágios [Silva e Pannoni, 2010]:
• Estágio 1: Tratamento do minério de ferro e do carvão metalúrgico.
• Estágio 2: Obtenção do ferro-gusa.
• Estágio 3: Obtenção do aço e seu enobrecimento.
• Lingotamento e conformação do aço.
Figura . Esquema ilustrativo dos caminhos de produção do aço: a siderurgia integrada e a siderurgia a forno elétrico.
SIDERURGICA INTEGRADA
As usinas integradas partem do minério de ferro e utilizam o carvão mineral, vegetal ou gás natural como elemento energético e redutor do minério