Parametrização
Neste mesmo gráfico insira novas linhas de tendência (polinomial, Potência, etc.) e avalie a qualidade do ajuste e o valor de R-Quadrado em cada caso.
RESPOSTA: R- Quadrado é o coeficiente de determinação utilizado para o ajuste de modelos estatísticos, como a regressão linear, em relação aos dados observados. R- Quadrado pode variar de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de 1, melhor é seu ajuste em relação a função , no Excel por exemplo um valor de R²= 0.999 tão próximo de 1 pode ser arredondado, assim realizando um ajuste perfeito.
Linear: Uma linha de tendência linear é um conjunto de dados lineares simples, possui um bom ajuste.
Logaritmo: É uma linha de tendência curva, de melhor ajuste muito útil quando a alteração nos dados (aumento, diminuição, nivelamento), e nessa linha de tendência pode ser inserida valores positivos e/ou negativos. Seu ajuste é o menor em relação aos outros.
Polinômio: É uma linha de tendência curva, utilizada quando os dados flutuam, a ordem do polinômio pode ser identificada através dos picos que aparecem na curva, de ordem 2 um pico, ordem 3 dois picos.Em relação ao R² observa se que é um bom ajuste da linha para os dados, o segundo maior.
Potência: Essa linha de tendência não poderá ser criada caso algum dos dados sejam nulos ou negativos, observa se que tem um bom ajuste, com R² próximo a 1, sendo o melhor ajuste em comparação aos outros.
Exponencial: Essa linha de tendência não poderá ser criada caso haja dados negativos ou zero, possui um bom ajuste da linha.
Média Móvel: Na media móvel, utiliza um numero especifico