A FILOSOFIA FRANCESA DO SÉCULO XVIII VOLTAIRE
FACULDADE DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DE GARANHNUS - FACETEG
CURSO DE LINCENCIATURA EM HISTÓRIA
A FILOSOFIA FRANCESA DO SÉCULO XVIII
VOLTAIRE
GARANHUNS – PE
2011
ANDRE FERREIRA DA SILVA
Trabalho solicitado pelo Profº Adjair Alves da disciplina de Fundamentos Filosóficos da Educação, da Universidade de Pernambuco – UPE como critério de avaliação da disciplina ministrada.
GARANHUNS – PE
INTRODUÇÃO
François Marie Arouet ( era seu verdadeiro nome) foi um pensador iluminista francês, nascido durante o século XVIII , durante a decadência do regime absolutista na França. Voltaire nasceu em Paris, era oriundo da burguesia rica, estudou em colégios católicos e sempre se mostrou um prodígio. Com o intuito de tornar o filho advogado do rei, o pai o coloca num colégio jesuíta e lá ensinaram a Voltaire a dialética, arte de dialogar progressivamente, para provar as coisas. Quando terminou os estudos, mudou-se para Paris, onde acabou sem querer insultando o regente e foi preso pela primeira vez na Bastilha.
Em 1713, foi designado como secretário da embaixada da França na cidade de Haia (Holanda) e em função de uma disputa com o nobre francês, foi novamente preso na Bastilha onde permaneceu por cinco meses. Depois de libertado, foi exilado na Inglaterra onde viveu na cidade de Londres, entrou em contato com a cultura inglesa e foi influenciado pela filosofia de John Locke e pelo método cientifico inaugurado por Isaac Newton. Retornou para a França em 1728 e começou a divulgar idéias filosóficas desenvolvidas na fase que conviveu com os ingleses.
Após pouco tempo do seu regresso, publicou uma de suas grandes obras intitulada “Cartas Filosóficas”, na qual manifesta sua admiração pelas instituições liberais inglesas e pela liberdade que gozavam seus cidadãos, enquanto a