Resenha voltaire: considerações sobre sua historiografia e filosofia da história.
CAMPOS DE ARAGUAÍNA
CURSO: LICENCIATURA EM HISTÓRIA
DISCIPLINA: HISTORIOGRAFIA
PROFESSOR: DAGMAR MANIERI
RESENHA
Voltaire: Considerações Sobre Sua Historiografia e Filosofia da História.
Prof. Dr. José Costa D'Assunção Barros
Edvan da Silva Bizerra
ARAGUÍNA - TO
Dezembro de 2012
Barros, (2012). Voltaire: Considerações sobre sua Historiografia e Filosofia da História. Revista de Teoria de História UFG. Edição nº 07 – Jun/ 2012 . 7ª-36ª página.
Prof. Dr. José Costa D’ Assunção Barros descreve François Marie Arouct, que adotou o nome de Voltaire, em seu artigo: Considerações sobre sua Historiografia e Filosofia da História no artigo divulgado na revista de Teoria da História UFG, descreve Voltaire como um dos maiores pensadores do Iluminismo, que merece ser reconhecido por isso.
Iniciando, quero parabenizar o autor do artigo pelo belo estudo feito sobre a vida e o legado deixado por esse pensador do século XVIII. Percebi que o trabalho de um historiador renomado como Assunção, é muito diferente do trabalho de “historiadores” que escrevem para revistas periódicas ou para sites da internet. O artigo lido é de grande contribuição para se aprofundar realmente na vida desse importante filosofo, historiador e escritor para as pessoas daquela época e de hoje.
Voltaire, era deísta, defendia abertamente a reforma social, o livre comercio contra o controle do estado na economia, a liberdade civil e a monarquia, mais uma monarquia que fosse feita por pessoas inteligentes, sem o absolutismo da época. “O Rei ideal de Voltaire é o Rei-filósofo, sábio, esclarecido”. Isso mostra o tanto ele era consciente de suas ideias, que acabaram influenciando mais adiante a revolução francesa.
Assunção descreve um homem critico que foi expulso da França, e de outros países por onde passou, por causa de suas ideias de liberdade. É fácil concordar com o autor do artigo quando diz que Voltaire é para muitos historiadores o divisor de