Iluminismo
Iluminismo, a razão em busca da liberdade!
Teve inicio nos séculos XVII e XVIII na Europa. Foi uma época, na qual teve extremamente influencia dos filósofos iluministas, onde começaram a usar mais a razão para explicar os fenômenos da natureza.
As pessoas na idade média eram muito supersticiosas e por isso era importante que elas passassem a usar mais a razão.
Charles-Louis de Secondat ou Barão de Montesquieu
Nasceu no Palacete de lá Brède, perto de Bordéus, em 18 de Janeiro de 1689 e morreu em Paris, aos 66 anos de uma febre em 10 de Fevereiro de 1755. Em 1716, herdou o título de Barão de Montesquieu e o cargo de Presidente da Câmara de Bordeaux para atuar em questões judiciais e administrativas da região. Suas ideias influenciaram a Declaração dos Direitos Humanos e do Cidadão (1789) e a Constituição dos EUA (1787). Foi escritor e filósofo francês, célebre pela sua teoria da separação dos poderes, no qual também defendeu a divisão do poder político em três seguimentos, nos quais eram: o Poder Legislativo, Executivo e Judiciário, se envolvendo nesses assuntos por cerca de 11 anos, em julgamentos, sentenças e até mesmo torturas, porem, nunca deixou de lado sua vida de escritor, que após os 11 anos continuou escrevendo teses. Suas principais obras registradas, bem sucedidas e extremamente polemicas, foram: Cartas Persas (1721): O livro critica a sociedade francesa e a europeia, a religião católica e a Igreja. Foi uma das obras mais lidas do século XVIII e O Espírito das Leis (1748): Considerado a sua obra-prima, foi alvo de muitas críticas, no qual o autor elabora conceitos sobre formas de governo. Foi proibido pela Igreja Católica, mesmo assim obteve grande repercussão.
“A injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos”.
Voltaire
Nasceu em Paris, no dia 21 de Novembro de 1694, e faleceu em 30 de Maio de 1778. Era pseudônimo de François-Marie Arouet, foi um poeta,