Absolutismo Mercantilismo Iluminismo
O Absolutismo Francês foi um dos mais influentes do mundo, especialmente na Idade Moderna e no reinado de seu maior nome, Luís XIV. É da França que vem o termo Antigo Regime, caracterizado pelo absolutismo monárquico e pela sociedade hierarquizada, que foi combatido e derrubado durante a Revolução Francesa de 1789. Este evento encerrou um modelo político e social excludente e elitista, influenciando mudanças que repercutem até hoje em nossas vidas e que, por sua importância para o Ocidente, é tido como o marco inicial da Idade Contemporânea.
Na França, os principais arquitetos do Estado foram cardeal Richelieu (1585-1642), que fora primeiro-ministro do rei Luís XIII, e Jacques Bossuet (1627-1704), teólogo que engendrou (criou) uma das principais defesas teóricas do absolutismo, reivindicando, inclusive, a relação íntima desse tipo de governo com a própria dinâmica da História.
Richelieu preparou o terreno para a centralidade do poder na figura do rei: limitou a influência dos nobres nas decisões políticas administrativas, ampliou a força