Arte Conhecimento
A mestranda do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais, do Instituto de Artes da UNESP, e arte-educadora da Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga, Joselaine Borgo Fernandes de Freitas, apresenta e busca superar algumas visões simplistas e de senso comum, no que se refere à concepção de arte e de aproximar-se de uma concepção mais completa, considerando arte como conhecimento, como construção e como expressão. Porque, dependendo da maneira como a arte for concebida e consequentemente trabalhada ela assumirá diferentes papéis na sociedade.
Joselaine afirma que se limitarmos a arte a uma concepção positivista ao estilo “Arte é:”, limitaremos também seu papel no processo de socialização de crianças e adolescentes. Segundo a arte-educadora é preciso caminhar para uma reflexão epistemológica: o que não é arte, o que pode ser buscar métodos para pesquisar e ensinar.
A arte transforma quem faz quem vê e a própria matéria usada. Sendo assim, arte vai além do contágio, é uma prática, é um fazer humano, que como prática, tem uma finalidade, um objetivo, uma intenção.
ATIVIDADES
1) Como podemos definir a arte como construção!
R: Porque através dela se constrói algo, se transforma a matéria oferecida pela natureza ou pela cultura.
2) Defina arte como expressão e exemplifique seus três graus, ao trabalhar com os alunos.
O próprio nome a define, é a formar de expressar, uma força que a exprime ou uma forma que a exprime.
EFUSÃO: direta, imediata. Ex: um grito de dor pela morte de um ser amado.
SÍMBOLO: articulada através de uma linguagem para compor as imagens e a sintaxe. Ex: oração fúnebre recitada em memória a ser amado.
ALEGORIA: quando há um intervalo grande de distância entre a imagem e o conteúdo ideal. Ex: escultura de mármore de uma águia sobre o túmulo de um ser amado para representar as virtudes de força e ousadia.
3) Segundo BARBOSA, por meio da Arte o que é possível desenvolver no indivíduo!
A