OS POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS NO ATUAL CONTEXTO SOCIAL
Nayara Nascimento de Sousa1
Universidade Estadual do Maranhão
Centro de Estudos Superiores de Imperatriz
Ilma Maria de Oliveira Silva2
Universidade Estadual do Maranhão
Centro de Estudos Superiores de Imperatriz
RESUMO
O presente artigo trata da análise da situação dos povos indígenas do Brasil no atual contexto social, delineando a trajetória de transformações do significado da denominação índio, a fim de compreender a crescente revalorização e reafirmação da identidade destes povos. Tem por finalidade também identificar quantitativamente as comunidades indígenas da atualidade, conhecer a concepção do universitário em relação a esses povos e analisar aspectos culturais dos Krikati, especificamente o ritual da Corrida de Tora. Para tanto, a pesquisa foi produzida a partir de estudos bibliográficos, entrevista à um universitário e visita técnica à aldeia Raiz-MA. Para fundamentá-la utilizamos os seguintes autores e organizações: Associação Carlo UBBIALI (2004); Baniwa (2006); Comunicação Social com os dados do IBGE (2012); Leão (2012); Silva (1988) e Vaz (2011).
Palavras-chave: Povos indígenas; Cultura; Krikati.
1 INTRODUÇÃO
O presente estudo trata da análise das condições atuais dos povos indígenas no Brasil, no que diz respeito à cultura e presença dessas comunidades no país. A relevância principal da pesquisa está na desconstrução e construção de conceitos, no qual, a partir da visita técnica realizada na aldeia Raiz-MA, fortaleceu-se o anseio pela investigação da situação dos povos indígenas brasileiros na atualidade.
A finalidade central do texto é compreender a crescente revalorização e reafirmação da identidade dos povos indígenas, a partir da delineação da trajetória de transformações da denominação índio. Objetiva, também, identificar quantitativamente as comunidades indígenas na atualidade, conhecer a concepção de um universitário em relação à esses povos e analisar aspectos