Projeto
Desde 1500 até os dias atuais muitas mudanças aconteceram com a população indígena, não só em sua quantidade (que era enorme antes da chegada dos Portugueses ao Brasil ), mas também fisicamente e em especial a sua cultura, modo de viver, hábitos, costumes, religiões, arte, crenças e mitos, por mais que esses povos tivessem sua cultura especifica, foi inevitável o confronto e choque com essa nova forma de viver.
Essas mudanças se deram pela a não aceitação do modo de viver indígena e de seu modo de pensar em relação à natureza, que entrava completamente em oposição com a dos portugueses, onde a natureza é apenas um mero instrumento de adquirir dinheiro, característica essa portuguesa, que as sociedades que foram surgindo adquiriram para se.
Historiadores afirmam ainda, que antes da chegada dos europeus à América havia aproximadamente 100 milhões de índios no continente. Só em território brasileiro, esse número chegava 5 milhões de nativos, aproximadamente. Estes índios brasileiros estavam divididos em tribos, de acordo com o tronco lingüístico ao qual pertenciam: : tupi-guaranis (região do litoral), macro-jê ou tapuias (região do Plana lto Central), aruaques (Amazônia) e caraíbas (Amazônia).
1.1. TEMA
Diante do exposto temos como objeto de estudo:
POVOS INDIGENAS: Conhecer, Respeitar e Conviver
1.2. PROBLEMA
E com base nos argumentos descritos traçamos a seguinte questão norteadora: O que leva uma sociedade a desvalorizar a cultura da qual a sua foi originada?
1.3. OBJETIVOS
1.3.1. Objetivo Geral:
Apresentar para a sociedade a real importância que o índio teve e tem em nossa história, compreendendo e respeitando seus modos de viver e de tratar a terra como um elemento sagrado, conhecendo a cultura indígena para que se possa enxergar a realidade de tal cultura e não se basear apenas em estereótipos criados pela a sociedade ao longo dos tempos, como a maioria das pessoas fazem. E assim chegarmos a uma sociedade menos