Forense Computacional
Ra: 5113998
Trabalho 2 – Parte I
Forense Computacional
A Ciência Forense Computacional abrange todas as questões relacionadas aos crimes praticados na Internet ou fora dela, chamados ciber-crimes. Estudando como coletar evidências de crimes e violações, analisar e documentar casos, esta ciência, relativamente nova, segue as principais metodologias internacionais usadas e adotadas por todos os países do mundo na investigação de crimes e delitos comuns. A Computação Forense consiste, basicamente, no uso de métodos científicos para preservação, coleta, validação, identificação, análise, interpretação, documentação e apresentação de evidência digital. A aplicação desses métodos nem sempre se dá de maneira simples.
Projeto DEFT Linux
Distribuição Italiana Linux, baseada em Ubuntu, especializada em segurança da informação e computação forense, com kernel na versão atual 3. Um sistema profissional, estável com um excelente conjunto de ferramentas para realização de análises forenses, inteligência cibernética e realização de testes. A distribuição possui cerca de 3 GB de tamanho, com um kit de ferramentas chamado de DART (Digital Advanced Response Toolkit – Ferramenta de Resposta Digital Avançada). O ambiente gráfico é o LXDE, porém no terminal é mais rápido a realização das tarefas. O usuário pode usar o sistema através do CD – LIVE ou instalar na máquina. O DART possui diversas ferramentas, citando as principais: descoberta de informações de rede, inclusive wireless, análise de aplicações web, coleta de informações em redes sociais, proteção de identidade, clonagem de disco e recuperação de arquivos. A equipe mantenedora do sistema disponibiliza um manual completo para estudos.
Preparação máquina virtual para testes
Os testes foram realizados numa máquina virtual, configurada no Virtual Box, utilizando Windows XP Professional SP3. Segue abaixo as telas de configuração da VM e instalação do Windows:
Imagem 1 –