Pericia Computacional Forense
PERÍACIA EM ANALISE FORENSE COMPUTACIONAL
Resumo Com o avanço das tecnologias em um mundo totalmente informatizado, no qual as principais atividades diárias são realizadas, através de equipamentos eletro eletrônicos, surgem criminosos que utiliza desses artifícios para cometer delitos a todas e qual quer pessoa. Por tanto o presente trabalho tratará de um tema bastante atual: A Forense Computacional que está desenvolvendo-se principalmente pela necessidade das instituições legais atuarem no combate aos crimes eletrônicos.
Palavras-chave: Pericia Forense, Crimes virtuais e Legislação Penal.
Introdução
De acordo com [Palmer and Corporation 2001] a Forense Computacional pode ser definida como a inspeção científica e sistemática em ambientes computacionais, com a finalidade de angariar evidências derivadas de fontes digitais, tendo como objetivo, promover a reconstituição dos eventos encontrados (podendo assim, determinar se o ambiente em análise foram utilizadas na realização de atividades ilegais ou não autorizadas).
No mundo atual o modo de vida das pessoas está cada vez mais informatizado, tanto no profissional quanto no entretenimento, tudo depende de sistemas computacionais, com essa revolução computacional, surgem também os criminosos virtuais.
Os crimes virtuais se diferenciam dos crimes tradicionais em função do seu modo de operação, pois envolve a utilização de dispositivos eletrônicos, de computadores e da Internet para a execução de ação ou omissão, típica, antijurídica e culpável [Chawki 2005], no entanto esses criminosos devem ser identificados, julgados e penalizados. Diante disto surge a Perícia Forense computacional que utiliza métodos científicos para desvendar crimes relacionados ao mundo digital.
Procedimento e Métodos Aplicados a Perícia Forense Computacional
Segundo Andrey rodrigues de Freitas (2007), a Perícia forense