Educação,Ética e Princípios Democráticos
Ações vem sendo desempenhada afim da construção de campos específicos em intervenções e pesquisas com conteúdos, bibliografias, métodos próprios e um amplo e articulado movimento nacional. Ações essas extremamente necessárias no processo o qual enfrentamos, redemocratização, em que o foco é a educação como direito de todos, como pratica social em estratégias de mobilização, organização e formação de uma cultura cidadã em processos histórico em lutas pelas conquistas dos direitos seja eles, civis, políticos, sociais econômicos e culturais.
A educação escolar vem libertar os indivíduos da venda que os impedia de argumentar a respeito de seu exercício como cidadão. Freire relata que “Quem, melhor que os oprimidos, se encontrará preparado para entender o significado terrível de uma sociedade opressora? Quem sentirá, melhor que eles, os efeitos da opressão? Quem, mais que eles, para ir compreendendo a necessidade da libertação? Tal libertação principia nas instituições de ensino com diálogos críticos, respeitando as diversidades cultural e desta forma incutindo valores necessários ao exercício da cidadania. A diversidade de valores existentes na cidadania brasileira necessitam de mediações, disponíveis no referencial curricular Nacional para educação infantil o qual aponta metas de qualidade para um desenvolvimento integral d educando desde a primeira infância. A parti desta educação integradora o discente tem uma visão de mundo em que suas idéias, seus valores os influencia a definir sua identidade. Possibilitando-os a uma liberdade, levado em consideração que ninguém liberta ninguém, e tampouco liberta sozinho.
Contudo a educação escolar reflete a função libertadora e emancipatória, atuando na compreensão e aspiração da transformação social, onde é possível decidir individualmente e coletivamente os rumos de um País. .