educaçao fisica
Partindo do pressuposto que homem não nasceu pulando, saltando e jogando e que todas atividades corporais foram constituídas em determinadas épocas históricas. Conhecer as características de cada uma dessas fases permitirá reconhecer a influência que as mesmas deixaram para nossa atualidade. Destacarei as características de cada uma dessas épocas históricas:
1-Pré-História: nessa época, os homens dependiam do ato físico, para sobreviver, em um primeiro momento viviam como nômades em busca de alimentos e nesse percurso eles caminhavam, corriam, nadavam, pescavam e caçavam. Também a dança era praticada com caráter ritualístico e lúdico. Jogos com bola cumpriam relevante papel social.
Em um segundo momento deixaram de ser nômades para fixar moradia. E necessitaram de tempo de treinamento para impedir possíveis invasões.
2-Antiguidade: Grécia e Roma desempenharam papeis fundamentais em relação à prática das atividades físicas.
Na Grécia as atividades físicas serviam à formação integral dos homens, os Jogos Olímpicos foram o maior legado desse povo à humanidade. Criado em homenagem a Zeus, ocorria de quatro em quatro anos, na cidade e Olímpia. A modalidade de maior destaque foram: provas corrida, de ataque e defesa, os esportes equestres, o pentatlo e as provas juvenis e artísticas.
Ainda no período da antiguidade, em Roma, destacavam-se os jogos públicos realizados em grandes circos e anfiteatros, o mais famoso deste o Coliseu, palco de lutas dos gladiadores. Interesse também em atividades de banho e natação.
3-Idade Média: com a ascensão da Igreja Católica que só encorajavam as atividades religiosas e a mortificação do corpo. As atividades físicas passaram por um período de profunda decadência, sobrevivendo, apenas, por meio da cavalaria.
4-Renascimento: a beleza do corpo, antes