Forense computacional
Com o crescente número de acessos a internet e a mudança no hábito dos usuários de computadores, como a inserção das redes sociais para conhecer pessoas, namorar, criar laços corporativos e diversas outras formas de se comunicar e interagir com a rede, vulnerabilidades surgiram neste meio e assim crimes estão sendo cometidos através destas ferramentas de entretenimento.
A partir disso, a ciência forense migrou de outras áreas e chegou a computação surgindo a forense computacional, que estuda as diferentes formas de como um crime via mundo digital está sendo cometido e ainda como podemos verificar a veracidade deste delito e elaborar um laudo sobre o incidente.
Para que se efetive o estudo forense e a forense computacional, as leis vigentes no nosso país também estão sendo revistas e modificadas, para assim contemplar o mundo virtual em processos judiciais.
ABSTRACT
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 7 1.2 OBJETIVO 7 1.3 JUSTIFICATIVA 8 1.4 HIPÓTESE 8 1.5 METODOLOGIA 8 2 REDES SOCIAIS 10 2.1 Conceito 10 2.2 Facebook 10 3 FORENSE 13 3.1 Forense Computacional 13 3.2 Legislação 14 conclusão 16 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17
1. INTRODUÇÃO
. Nos últimos anos o avanço da internet nos conduziu à Web 2.0 que nos trouxe benefícios de ferramentas e aplicativos interativos. Um exemplo muito popular deste novo meio de serviços são as redes sociais
De acordo com Lima (p.53, 2011) a busca da globalização através da internet, expos e ainda expõe seus usuários a diversos tipos de riscos que muitas vezes não estão assegurados nem mesmo no âmbito jurídico.
Do ponto de vista das redes sociais neste trabalho procuramos esmiuçar quais são suas vulnerabilidades e como o usuário pode estar exposto a elas sem mesmo ter conhecimento de sua existência.
Foi dedicado a este trabalho um capítulo sobre forense computacional, forense que é uma ciência utilizada nas mais diversas áreas e que agora está ajudando a solucionar crimes virtuais,