Evolução tecnológica e mudança organizacional
RESUMO
Nos dias de hoje, a mudança organizacional respaldada numa evolução tecnológica tem sido um tema amplamente discutido e explorado, tanto no meio acadêmico quanto nas organizações. O interesse pela mudança organizacional nos últimos anos parece ser conseqüência, principalmente, de dois fatores. O primeiro diz respeito ao fato de que os ambientes organizacionais precisam passar por processos de mudança - visando à modernização de suas estruturas e sistemas - para enfrentar o novo cenário competitivo que se apresenta, decorrente da abertura dos mercados proporcionada pela globalização. O segundo refere-se a um enfoque do conceito de mudança, não mais como uma situação de oposição a algo estático, mas sim como um processo constante nas organizações e em seus ambientes, variando apenas em grau.
A incorporação das novas tecnologias ao cotidiano do trabalho nas empresas extinguiu muitas atividades, outras foram modificadas e novas tarefas criadas, afetando diretamente as profissões que, por sua vez, também se alteraram: umas sendo extintas e outras sendo criadas, mas com certeza todas sofrendo algum tipo de transformação, quer seja nos procedimentos e métodos de trabalho praticados ou nas ferramentas e equipamentos utilizados.
É importante destacar que esse caminho parece ser inexorável em função da competitividade experimentada pelos mercados na atualidade. Assim, as empresas que não se desenvolveram no aspecto tecnológico perderam competitividade no mercado e muitas simplesmente desapareceram ou estão fadadas ao desaparecimento. Estes novos paradigmas são implantados, anulando completamente a cultura anterior, provocando o fechamento do negócio de muitas empresas que já tiveram sucesso. Com base num estudo de caso, o presente trabalho aborda a evolução tecnológica e a mudança organizacional na área de tecnologia da informação com a implantação de um projeto de downsizing.
INTRODUÇÃO
As