Engenharia
A Influência das soluções de “Automação de baixo custo”nas Tecnologias Produtivas
- O impacto na competitividade tecnológica
Tecnologia ou Novas Tecnologias, saber ou conhecimento têm sido termos repetidamente utilizados quando nos questionamos sobre o futuro do sector metalúrgico e electromecânico. No passado, alguns colocavam a necessidade de aquisição tecnológica como o factor chave para o sucesso, em detrimento de aspectos de âmbito organizacional e do saber. Na altura, casos reais de insucesso na implementação de novas tecnologias ou soluções tecnológicas vieram clarificar o pensamento e evidenciar o que hoje é opinião unânime: sem uma aposta forte na gestão do conhecimento, não é possível uma utilização eficaz das tecnologias e a nossa disposição e abertura para a expansão e inovação tecnológica não se potencia.
O ritmo da ”mudança” a que assistimos abrange todos os sectores de actividade. O comportamento e posicionamento perante a mudança é hoje factor crucial, a abertura para a mudança organizacional, para mudança do conhecimento e para a mudança tecnológica deverá ser uma característica comum do indivíduo e naturalmente das empresas.
O artigo agora apresentado vai naturalmente focalizar-se na mudança tecnológica influenciada pela adopção/integração de soluções técnicas sobre equipamentos existentes na planta fabril.
A mudança tecnológica não se faz unicamente pela aquisição de novos equipamentos ou soluções tipo “chave na mão”. Hoje mais do que nunca é para as pequenas e médias empresas factor de distinção e sucesso no mercado global a capacidade interna de rentabilizar os equipamentos instalados através da introdução de soluções simples de automação que permitem rentabilizar, automatizar, flexibilizar um conjunto de tarefas diárias com vista à redução dos tempos produtivos. AS PREOCUPAÇÕES DOMINANTES
Hoje as questões ambientais, de segurança e ergonomia dominam o nosso dia a dia. Os objectos que nos rodeiam estão cada